Blog

Será Mesmo O Fim Do Corretor De Imóveis?

Que a tecnologia é uma realidade já não é novidade para ninguém, e a afirmação de que a profissão de corretor de imóveis é uma das que se acabarão até 2025 também não é nova. Mas será mesmo tudo isso?

Se você já ouviu falar que seremos substituídos por aplicativos, computadores, maquinas de auto-atendimento, entre outras ” coisas ” tecnológicas, eu te convido a ficar comigo até o final.

Antes de mais nada, tenho que dizer que sou corretor de imóveis, sou apaixonado pela profissão, adoro conhecer pessoas, sou apaixonado pelo mercado imobiliário e realmente acredito que ele é um fator decisivo para um país ser forte economicamente. Está em dúvida? Veja como anda o setor imobiliário de um país e depois veja os outros setores econômicos e tire suas conclusões.

No meio de tudo isso, de todo o setor imobiliário, estão os PROFISSIONAIS do mercado imobiliário, aqueles que realmente são e não só ” estão ” nesse grande mercado. E falo isso, como alguém que viveu o ” boom ” imobiliário e vive o atual momento. Aqui começo a falar especificamente do ” fim ” da profissão e do ” fim ” do corretor de imóveis.

Parece louco eu estar escrevendo isso justamente hoje, o dia nacional do corretor de imóveis, mas afirmo que não. Louco seria se não falássemos cada vez mais disso… Então vamos lá, nossa profissão é uma profissão relativamente nova em que ainda não atingiu os seus 60 ( sessenta ) anos. Nesse pouco tempo de vida já tivemos: médicos, advogados, engenheiros, vendedores de todos gêneros, empresários entre tantas outras profissões se ” aventurando ” na nossa, e daí começa a reflexão… Imagine você que está com dor de cabeça e vai ao médico e quando você começa a falar: ” Dr, eu estou com dor de cabeça, e … ” e logo é interrompido(a) com um famoso ” Já sei o que precisa ” e assim por diante, abro um parêntese para dizer que o objetivo aqui não é falar da profissão dos médicos, profissão a qual respeito muito, e sim fazer um comparativo com profissionalismo. Como você se sentiria ? Se sentiria Ouvido ? Se sentiria compreendido ? …Acho que não.

Vamos para nossa profissão, cliente diz ” quero um apartamento de dois quartos em tal lugar “, geralmente já se abre um ” leque ” de ofertas, não é mesmo? Mas será que isso não poderia ser feito pelo próprio interessado usando a internet, usando um aplicativo ou em qualquer outro lugar? Ele precisaria mesmo de você ?

A PROFISSÃO de corretor de imóveis não acabou e não acabará, o que acabou foi o ” mostrador ” de imóveis, o ” abridor ” de portas, o ” telefonista “, o ” enviador ” de e-mails e tantos outros que ESTÃO corretores de imóveis e NÃO SÃO corretores de imóveis, NÃO SÃO profissionais do mercado imobiliário.

Em uma era de DIGITALIZAÇÃO o nosso maior diferencial acaba sendo a HUMANIZAÇÃO. Os PROFISSIONAIS que continuam se especializando, se profissionalizando, estudando, se capacitando e buscando entender como podem ajudar, Ah….esses eu afirmo categoricamente que não acabarão, esses eu afirmo que são o futuro do mercado imobiliário e são esses sim, quer dizer, SOMO NÓS SIM, nós somos o presente e o futuro do mercado imobiliário.

Tecnologia ? Ela é meio e não fim ! Ela vem por ajudar toda e qualquer profissão e principalmente o consumidor que não tem mais tempo a perder.

Com essa reflexão eu concluo afirmando que o PROFISSIONAL do mercado imobiliário não só não acabou, como não acabará. Se você é um dos colegas profissionais, meus parabéns pelo dia de hoje e vamos juntos continuar escrevendo a história do mercado imobiliário.

Escrito por Rodrigo Viégas

Fonte: Blog da Many Imóveis