Blog

O que é Bauhaus e como ela pode ser identificada no seu lar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem gosta de arquitetura e artes plásticas já deve ter ouvido falar da Bauhaus. A Staatliches Bauhaus, também conhecida como Escola de Bauhaus, foi uma vertente artística alemã, entre os anos 1919 e 1933, sendo considerada a precursora do modernismo europeu.

Fundada pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, a Bauhaus revolucionou a maneira de pensar o design, com o uso de formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, em formatos funcionais e com um visual clean.

Ou seja, a Bauhaus rompeu o tradicional neoclássico e o rococó, que privilegiava o uso indiscriminado de adornos, enfeites e pompas na decoração.

A Bauhaus na decoração de interiores

Uma das principais características da escola Bauhaus é a simplicidade. Por conta disso, os objetos, móveis e todo o design deve primar pela neutralidade e funcionalidade, com artigos úteis às pessoas e ao espaço.

Por exemplo, as mesas com estrutura de corte a laser metal, para o desenho de um móvel reto, simples e com base em formas geométricas.

Toda essa ideia da Bauhaus vinha de encontro às mudanças oriundas dos processos produtivos, especialmente com a Segunda Revolução Industrial, valorizando a fabricação em massa, o barateamento de materiais e a retirada de excessos.
Sendo assim, entre as principais características da Bauhaus, encontram-se:

  • A funcionalidade, mesmo em produtos artísticos;
  • A prevalência de cores neutras, como branco e preto;
  • O metal, madeira, aço e vidro;
  • A praticidade dos artigos (móveis e estruturas).

Essas características da escola de Bauhaus não somente influenciavam a arquitetura e o design, mas também o modo de pensar.

Afinal, com um estilo mais simples e organizado, é possível condicionar o comportamento humano.

Por exemplo, em uma indústria com estilo Bauhaus, a montagem de quadro elétrico será mais simples, dando destaque à organização e eficiência da produtividade.

Não é à toa que o estilo prevalece até os anos atuais, principalmente para espaços que necessitam de maior funcionalidade e por pessoas que preferem uma decoração contemporânea.

A Bauhaus dentro da sua casa: conheça os móveis e estruturas mais influenciados pelo estilo!

Além da mesa, usada como exemplo anteriormente, até hoje muitos móveis, estruturas, artigos e decorações são influenciados pela escola Bauhaus.

Um exemplo muito claro diz respeito às empresas de instalações elétricas prediais, bem como demais indústrias, que necessitam de um espaço altamente organizado, limpo e funcional, para colaborar com a produtividade do setor.

Afinal, a organização é um dos fatores-chave quando nos referimos às questões produtivas.

Em geral, os projetos arquitetônicos das indústrias e fábricas seguem o conceito Bauhaus, com a predominância de alguns elementos, como:

  • As linhas retas e formas geométricas;
  • As fachadas com muitas janelas;
  • A valorização de áreas amplas e arejadas;
  • O uso de pilares de sustentação;
  • O predomínio da cor branca e do cinza;
  • A arquitetura reproduzível (prédios iguais).

Para elaborar tais estruturas, muitas vezes com o uso de materiais em metal, as fábricas contam com o serviço de içamento, para a construção de edificações ao estilo Bauhaus.

Além disso, entre outros artigos e móveis que levam o conceito Bauhaus, destacam-se:

As mesas aninhadas de Breuer

O designer húngaro Marcel Breuer trabalha com aço tubular e com estruturas metálicas na produção de mesas, dando preferência pelo monocromatismo.

mesas aninhadas do estilo bauhaus
Fonte: Uol

Devido aos materiais metálicos, as mesas aninhas de Breuer costumam ser altamente resistentes e duráveis, além de ocuparem pouco espaço no ambiente.

A cadeira Barcelona

cadeira-barcelona
Fonte: Casa Cláudia

Criada em 1929, a cadeira Barcelona é originalmente em couro, sendo constituída por duas partes: o encosto e o apoio para os pés.
O principal objetivo do móvel é oferecer conforto, por conta disso, a cadeira Barcelona é uma das preferidas por escritórios e organizações comerciais.

A cadeira Presidente

cadeira-presidente
Fonte: Viva Decora

Também desenvolvida por Marcel Breuner, em 1925, a cadeira Presidente é um dos mobiliários mais conhecidos da escola de Bauhaus.

Ela é confeccionada em couro e aço, com um design simples, porém altamente confortável.
Apesar de parecer complexa, a cadeira Presidente é facilmente reproduzível em massa, tendo um custo relativamente barato de produção.

O abajur Wagenfeld-Leuchte (ou Bauhaus-Leuchte)

O abajur Wagenfeld-Leuchte é muito simples, sendo uma luminária em formato geométrico, constituída de uma cúpula de vidro e metal.

O objeto representa a tecnologia e, por conta disso, ficou conhecido como um dos artigos mais representativos da escola Bauhaus.

abajur-wagenfeld-bauhaus
Fonte: Viva Decora

De baixo custo, o abajur Wagenfeld-Leuchte tinha a intenção de ser acessível à todos, visto que o aspecto social era uma das preocupações da vertente artística.

 

Fonte: Blog da Lopes