Blog

Dicas de móveis para decoração de sacadas e varandas gourmet

Há famílias que são pequenas e outras que são tão grandes e animadas que qualquer confraternização sua não cabe numa simples sala de estar e jantar.

Por isso é que os projetos de arquitetura e design passaram, nas últimas décadas, a propor a extensão das áreas sociais decoradas para além dos limites dos interiores dos imóveis. Assim, hoje, sacadas e varandas de residências ganham também seus móveis e ornamentos.

varanda gourmet com sofá
Foto: Jóia Bergamo

Segredos de decoração para áreas abertas

Sabe-se a sacada ou a varanda de uma residência pode ser feita aberta. E mesmo quando há o fechamento em vidro, esta área pode, eventualmente, sofrer com a ação da umidade e da incidência excessiva de raios solares.

Por isto não pode ser decorada com qualquer tipo de elemento. Esta é a razão para os fabricantes oferecerem móveis especiais para serem utilizados, justamente, neste tipo de espaço.

Agora, não apenas os móveis projetados para áreas abertas ou externas se diferem daquilo que é utilizado em áreas internas. Tem também os revestimentos de piso, que são ásperos e porosos. As massas corridas e tintas para coberturas de paredes, mais resistentes às intempéries. E os próprios itens ornamentais, que agora passam a serem, sobretudo, suportes especiais para plantas.

Muitos outros detalhes dos projetos de áreas abertas são diferentes das áreas fechadas das residências. Saem alguns itens da lista e surgem outros.

Na sala de estar temos estofados densos, tapetes felpudos, cortinas de dupla camada, luminárias de piso, porta-retratos e mais. Já na sacada ou na varanda de casa tem-se muitos bancos e banquetas, adegas, churrasqueiras, cachepots e vários outros elementos.

cozinha aberta mobiliada
Foto: Cíntia Mara Petronetto

As decorações de áreas abertas como terraços, sacadas e varandas podem ou não combinar parcialmente com a decoração já vista na sala de estar e de jantar.

Mas muitos dos seus objetos serão escolhidos pensando em outras funcionalidades – como contemplação, diversão e preparo de alimentos. E várias das suas características irão remeter à paisagem para o qual estarão voltadas.

varanda gourmet vista de lado
Foto: Elaine Carvalho

Características dos móveis para áreas abertas

Como dito antes, os móveis utilizados dentro de casa não são iguais ao tipo de móvel utilizado fora de casa. Para áreas abertas, indica-se o uso aquelas peças mais resistentes à chuva e ao sol.

Em geral, seu material de fabricação é a madeira – envernizada -, o alumínio ou o plástico. E seu design possui traços simples, que evita acúmulo de água, poeiras e outros resíduos.

Inclusive, todos os detalhes dos móveis desenvolvidos para áreas abertas são pensados visando uma fácil manutenção.

Quase todas as superfícies são bem polidas – com exceção das feitas de pedaços de espécies vivas ou em fibras naturais, como as mesas de tronco de árvores e as cadeiras de sisal. E qualquer artigo em espuma deve ser revestido com tecido altamente impermeabilizado.

mesa de jantar rústica na varanda
Foto: None None
casa com varanda aberta
Foto: Manoela Lustosa

Os tipos de móvel ideal para varandas gourmet

Tem se ouvido falar bastante nas varandas gourmet; é que elas se tornaram uma tendência em arquitetura e design. São praticamente extensões de salas de estar e de jantar, mas áreas mais abertas e que oferecem muitas outras funcionalidades interessantes.

Neste local, as pessoas podem descansar e se divertir com a família e amigos, além de preparar e degustar vários alimentos e bebidas.

Por tudo isto, entende-se porque se diz que as decorações de varandas requerem tanto planejamento. É preciso pensar em um sistema de iluminação artificial para elas, fora um controle de luz natural.

Também são previstas, para o local, algumas construções de elementos arquitetônicos, como lareiras e churrasqueiras. E a instalação de certos equipamentos, como pias, fogões, frigobares, adegas e mais.

varanda gourmet equipada
Foto: Figueiredo Fischer

Por fim, é pensada a escolha de todos os móveis para este espaço. Completando a área da churrasqueira, têm-se mesas altas ou balcões e banquetas. Também se podem ter muitos armários fechados nesta área.

E é fundamental prever um espaço para uma mesa de refeições. E havendo a possibilidade de uma área de estar, soma-se ao local, ainda, um jogo de sofás, cadeiras, bancos, e mesas auxiliares.

varanda com mesa e balcão para refeições
Foto: Carla Felippi
varanda com churrasqueira
Foto: lilian barbieri

Observe outra vez as imagens apresentadas neste texto. Veja como estas varandas gourmet possuem uma decoração suave e neutra.

Certamente, elas combinam com o restante dos imóveis e ainda não interferem demais na estética das fachadas dos prédios onde se encontram. Percebe-se que são cenários pensados para oferecer o maior conforto possível, permitindo que as famílias recebam bem os seus visitantes.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Fonte: Blog da Lopes