Blog

Dicas de Higiene e Circulação para Áreas Comuns do Condomínio

As áreas comuns de edifícios devem estar sempre bem higienizadas – principalmente em tempos do novo coronavírus. Por ali circula um grande número de pessoas todos os dias e os ambientes são fechados. Portarias, elevadores, escadas, corredores e halls comuns precisam estar, ao máximo possível, livres de germes.

Confira a seguir algumas dicas para proteger os condôminos de doenças contagiosas.

Porteiros e Faxineiros Devem Sempre Ter as Mãos Limpas

O primeiro passo é orientar porteiros e faxineiros do condomínio sobre os novos hábitos de higiene que serão adotados. Higiene é uma forma de segurança do edifício.

É importante que isso seja feito pelo síndico e não por você. Muitos deles já se anteciparam e já estão colocando as principais recomendações em prática junto à equipe de funcionários do prédio.

Mesmo assim você poderá procurá-lo para saber o que anda sendo feito e dar sugestões. Mas não dê ordens diretamente a porteiros e faxineiros.

Bernardo Chamis, síndico de um edifício localizado no bairro do Leme, na cidade do Rio de Janeiro, começou alertando a equipe do prédio a lavar suas próprias mãos adequadamente.

“Mostrei as técnicas dos médicos e cirurgiões de como lavar as mãos”, disse. Além disso, adotou uma dica dada pela Fundação Oswaldo Cruz sobre usar sabão de coco ao fazê-lo.

Dicas para a Limpeza das Áreas Comuns

áreas comunsA população está sendo continuamente alertada sobre a responsabilidade de levarem álcool gel quando saírem de casa. No entanto nem todos eles higienizam as mãos tão continuamente assim.

O ideal seria que o álcool gel fosse usado logo depois de torcer uma maçaneta, tocar no botão do elevador, de abrir a porta do mesmo, apertar no andar desejado, tocar na porta ou portão do andar térreo…

Mas é claro que nem todo mundo faz isso. Portanto é fundamental que os funcionários do prédio limpem esses pontos várias vezes ao dia.

E jamais se esquecer das maçanetas e alças das lixeiras de cada andar. E do carrinho de supermercado que fica disponível na garagem para ajudar os condôminos a transportar suas compras.

De todo modo deve-se disponibilizar um frasco de álcool gel na mesa do porteiro. Para que os moradores mais esquecidos tenham a chance de higienizar as mãos.

Outra recomendação valiosa é passar um spray de Lysoform no ar de elevadores e portarias algumas vezes ao dia. Ele ajuda a eliminar os germes que estão no ar e no piso.

Novos Hábitos de Circulação em Áreas Comuns de Prédios

áreas comunsLetícia Eismann, síndica de um condomínio no bairro carioca da Tijuca, tomou algumas novas medidas de circulação nas dependências comuns.

Por conta da recomendação de ficar em casa ao máximo, ela fechou temporariamente a piscina e o playground do prédio.

Assim evita que moradores mais rebeldes quebrem as regras e interajam de perto com os vizinhos.

Encomendas e pedidos de restaurantes e supermercados ficam na portaria. Entregadores não podem circular portaria adentro.

Os moradores são avisados pelos porteiros e descem para pagar e buscar as compras.

Mais uma regra é a de que elevadores transportem uma pessoa por vez – ou duas, no caso de moradores do mesmo apartamento.

Caso pare no seu andar e estiver ocupado, não entre. Espere a sua vez.

Fonte: Faz Fácil Reforma e Construção