Blog

Decoração na Cozinha: Confira Algumas Dicas

Dedicamos muito tempo e dinheiro à decoração da sala, dos quartos, do banheiro – até mesmo da lavanderia. Mas quando o assunto é a cozinha, ela costuma ficar pra trás. Isso ocorre porque pensamos mais na funcionalidade dela do que no aspecto visual, mas uma coisa não precisa excluir a outra. Veja a seguir algumas dicas para fazer a decoração na cozinha e dar um toque de graça a esse cômodo.

Móveis e Eletrodomésticos Estilosos para a Cozinha

Se você ainda está reformando, as chances de tornar sua cozinha ainda mais bonita são maiores. Afinal você poderá decorá-la do zero, adquirindo móveis e eletrodomésticos mais modernos.

O ideal é visitar lojas especializadas. Elas oferecem armários, bancadas, prateleiras e gaveteiros feitos de materiais resistentes à gordura e aos líquidos próprios da cozinha. Podem ser prontos ou, ainda melhor, feitos sob medida.

Os eletrodomésticos também possuem suas linhas design diferenciado. Aqui o ponto forte são geladeiras, freezers, fogões, coifas, microondas e outros aparelhos com acabamento em aço escovado.

Eles existem já há tempos mas ainda são sinônimo de elegância e modernidade.

Acessórios para a Cozinha Bem Decorada

Mas se você não está pensando numa reforma maior, do tipo que sugerimos, ainda há muito o que fazer para dar aquele upgrade na sua cozinha.

Sim, o visual da sua cozinha vai depender bastante dos aparelhos e utensílios que você vai utilizar. Novamente, trata-se de um espaço altamente funcional.

Portanto, invista em acessórios novos, com um design mais atual. Jogue os velhos, queimados e amassados no lixo. Talheres, pratos, conchas, escumadeiras, facas… escolha-as da mesma coleção, principalmente se ficam pendurados à mostra na cozinha.
Isso dá uniformidade ao ambiente.

Troque aquela velha tábua de carnes, o secador de louça enferrujado, a lixeira desgastada, a fruteira arranhada… todos esses detalhes fazem a diferença.

Panos de prato, aventais, jogo americano, tapetinhos, pegador e descanso de panelas… quanto mais em dia, melhor.

Decoração na Cozinha: Um Toque Verde

Nada mais adequado – e decorativo – do que vasinhos de tempero na cozinha. Além de poder contar com ervas frescas para suas receitas, essas plantinhas humanizam o ambiente, dando mais frescor.

Você poderá acomodá-las em vasinhos mesmo, perto de uma janela. Ou montar um painel com várias espécies diferentes.

Visual da Cozinha: Acabamentos Decorativos

Quando se fala em decoração na cozinha, “vista-a” com materiais altamente decorativos – e laváveis, é claro.

Se a sua cozinha possui janelas, que tal providenciar cortinas para elas? A menos que o sol bata com força e por muito tempo ali, use cortinas com tecido impermeável, que bloqueia melhor toda essa claridade.

Caso contrário, aposte nas leves, branquinhas, de renda ou algodão.
Em ambas as hipóteses, elas devem ser fáceis de retirar para lavar.

Cozinha com adesivos de azulejo

Persianas de alumínio também podem ser ótimas. Elas podem ser ajustadas conforme a luminosidade que vem de fora.

Você possui uma copa nesse ambiente? Então que a mesa seja brindada com belas toalhas e jogos americanos. As cadeiras devem combinar entre si e com a paleta de tons da cozinha.

Se quiser ir um pouco além, aposte nos adesivos para azulejos. Eles permitem uma renovação radical do cômodo sem apelar para obras complicadas. Costumam ser de vinil – ou seja, laváveis – e simples de aplicar.

As estampas que imitam azulejo hidráulico nunca saem da moda.

Capriche numa bela luminária. Desde que não seja de tecido, para não danificar com os vapores e a gordura. E, caso tenha, pendure pratos decorativos num cantinho da parede.

Fonte: Faz Fácil Reforma e Construção