Blog

Como transformar os cômodos da sua casa

Dicas para otimizar espaços e criar novos ambientes.

Ter um cômodo vago em sua casa ou apartamento pode ser uma boa oportunidade para criar algo diferente e aproveitar melhor o espaço. A ideia também é válida quando não utilizamos muito um ambiente comum, como a sala de estar.

Essas mudanças na casa podem exigir obras (para derrubar ou construir paredes), mas, se você não quer muita bagunça, pode fazer isso com pequenas alterações. A própria decoração ou mudança na disposição dos móveis já transforma um cômodo.

Quer aproveitar melhor os espaços da sua casa? Confira dicas para mudar ambientes sem precisar de grandes obras.

Quarto vira escritório

O quarto extra da casa pode se tornar um escritório, especialmente nos casos em que não há o costume de receber hóspedes. Mude a cor das paredes, invista em adesivos, melhore a luminosidade e traga aquela escrivaninha para o cômodo. Em seguida, pense em tudo que pode deixar o espaço mais confortável para trabalhar, como estante, mesa e cadeira de escritório.

Sala de estar vira sala de jantar

Quem não usa muito a sala de estar pode criar uma sala de jantar ou unificar os dois cômodos. Para isso, troque o sofá por uma mesa com cadeiras. Vale colocar um armário ou cristaleira e retirar a TV, caso ninguém a utilize com frequência.

Quarto pequeno vira closet

Há um quarto muito pequeno na casa? Ele pode ser bem aproveitado como um closet. Para isso não há grandes dificuldades: você deve contratar alguém para fazer armários planejados ou investir em um guarda-roupa que caiba no espaço. Não se esqueça de incluir um espelho, para que você possa verificar como ficou seu look após se arrumar.

Sala de jogos ou entretenimento

A sala de estar também pode passar por uma transformação e ganhar mais uma função, se tornando um espaço exclusivo para entretenimento. Será importante investir em sofás mais confortáveis, uma TV maior e outros elementos relaxantes.

Experimente colocar o console do videogame por perto e veja se o sinal da internet é bom no cômodo. O objetivo é assistir aos streamings e jogar online sem preocupações.

Espaço da meditação

A busca por um momento de relaxamento tem aumentado muito, ainda mais depois da crise sanitária. Assim, a garagem, um quarto e até parte da sala podem ser exclusivos para o espaço da meditação. Coloque quadros e figuras que ajudem a relaxar, invista em colchonetes e incensários. Feito isso, é só aproveitar o espaço ao menos uma vez ao dia.

Ateliê de costura

Para quem gosta de usar a criatividade e costurar as próprias roupas, uma dica é aproveitar um cômodo menos usado para fazer seu próprio ateliê. Pode ser uma parte da garagem ou um quarto. Leve a máquina de costura para o ambiente, reserve um cantinho para os tecidos e aproveite seu novo espaço.

Garagem vira biblioteca

Outra opção para casas com garagem fechada, para quem não possui carro, é criar uma biblioteca. Invista em uma boa iluminação, coloque poltronas e pufes no espaço e compre estantes de metal, como as das bibliotecas, para colocar no local.

Em seguida, traga seus livros e monte o espaço como preferir. Se estiver disposto a catalogar cada título, inclusive, poderá abrir uma biblioteca comunitária para atender seus vizinhos e amigos.

Quarto vira brinquedoteca

Quem tem filhos pode aproveitar aquele cômodo abandonado para criar o local perfeito para as crianças brincarem e soltarem a imaginação. Capriche na decoração, com um toque bastante lúdico e traga os brinquedos do pequeno para a brinquedoteca.

Mostre para ele onde tudo fica guardado e o incentive a brincar. Mais do que estimular a imaginação, a brinquedoteca também ajudará as crianças a aprenderem a se organizar.

Fonte: Publicidade Imobiliária