Blog

Como limpar colchão em casa: dicas práticas para você!

Ter uma boa noite de sono é essencial para desenvolver bem as tarefas do dia a dia e repor as energias, mas isso só é possível se a cama for confortável.

E esse conforto vai além de uma boa escolha de móveis e de um bom colchão. A manutenção do colchão é um fator essencial para dormir bem e conseguir relaxar de verdade – em vez de acordar com a sensação que passou a noite se movimentando.

Por isso, reunimos algumas dicas práticas de como limpar colchão, para deixar a cama limpa, cheirosa e muito mais aconchegante.

A importância de um sono de qualidade

Para se ter ideia de como limpar colchão e ter uma noite tranquila de sono é importante, é preciso lembrar que a gente passa, aproximadamente, um terço das nossas vidas dormindo.

E quem dorme bem garante um metabolismo melhor, mais disposição e ainda previne uma série de doenças crônicas.

Quem dorme, em média, sete horas por noite, evita a obesidade; combate a hipertensão; previne a depressão; controla os níveis de glicose no sangue, prevenindo diabetes; e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Entre outros ganhos também estão o fortalecimento da memória; melhor desempenho físico; e melhoria de concentração em diversas atividades, inclusive no trabalho – além de acordar disposto e sem dores musculares.

Negligência

Infelizmente, muita gente deixa de lado a higienização desse item e nem é por não saber como limpar colchão, mas porque a rotina e outras preocupações nos fazem esquecer dessa parte da limpeza.

Porém, é muito importante não negligenciar os cuidados com sua manutenção. Durante a noite, transpiramos sobre o colchão e uma boa parte do nosso corpo fica em contato com sua superfície.

Com esse acúmulo de suor e também de poeira, o colchão se torna o ambiente perfeito para o aparecimento de ácaros, que se alimentam de resíduos de pele humana preferem lugares escuros e úmidos.

Assim, em apenas dois anos de uso, 10% do peso do colchão já é formado por ácaros e suas fezes, provocando dermatites, sinusite, asma, rinite e alergias, entre outras doenças.

Como limpar colchão com mofo

Para começar, uma ótima dica de como limpar colchão com mofo. Você vai precisar de detergente, água e vinagre.

Antes de começar, avalie o estado do colchão. Uma pequena área afetada com bolor e o cheiro de mofo podem ser solucionados em casa, mas se a situação estiver grave, é melhor substituir por colchão novo.

Deixar o colchão no sol durante o dia já ajuda a eliminar os odores, mas para a limpeza de pontos pretos, use um pano umedecido em uma mistura de água com detergente, esfregando sobre o mofo, e depois borrife vinagre por toda a superfície.

Lembre-se de que o colchão precisa secar completamente antes de voltar para a cama e poder ser utilizado de novo.

Como limpar colchão com urina?

Com crianças em casa, ou animais de estimação, acidentes acontecem e às vezes é preciso lidar com a limpeza de xixi.

A forma de como limpar colchão com urina é aplicar bicarbonato sobre a área afetada e deixar agir por 30 minutos. O pó vai absorver a umidade durante esse período. Esfregue com uma escova de cerdas macias.

Em seguida, faça uma mistura com água morna e sabão em pó e esfregue a região afetada com uma esponja. Remova com um pano úmido e deixe secar completamente.

Se a mancha de urina permanecer, faça uma pasta usando uma colher de sopa de bicarbonato e ½ colher de sopa de água. Deixe a mistura sobre a mancha por 20 minutos e esfregue, removendo com um pano, em seguida.

Outra ótima dica é borrifar água oxigenada e retirar a umidade com um papel toalha – aqui, a sujeira será removida no momento em que o produto formar uma espuma.

Como remover manchas

O uso diário do colchão e o contato direto com nosso corpo acabam provocando manchas em sua superfície, seja por excesso de suor, pequenos vazamentos durante o período menstrual das mulheres, entre outras coisas.

Para remover essas manchas, faça uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio e esfregue com a ajuda de um pano macio. O vinagre pode ser substituído por limão, mas sempre com cuidado, já que o limão pode causar outras manchas.

Para secar, cubra a área com bicarbonato de sódio – que vai absorver a umidade, e deixe agir por 30 minutos. Limpe tudo com um aspirador de pó.

Como limpar colchão de bebê

Limpar o colchão de bebê é uma tarefa ainda mais cuidadosa. Em fase de formação, a criança está mais suscetível a alergias e outras doenças, por isso a frequência de higienização deve ser ainda maior.

As roupas de cama devem ser trocadas, pelo menos, uma vez a cada três dias ou sempre que o bebê fizer alguma sujeira.

A limpeza deve ser feita duas vezes por semana, aspirando todos os resíduos e depois esfregando a superfície com água morna e detergente neutro. O colchão precisa estar 100% seco antes de voltar para o bercinho. Use um ventilador em dias mais frios ou nublados.

Em caso de xixi, use as dicas do tópico anterior. Já para fezes, limpe com água morna e sabão, aplique uma mistura de uma colher de sopa de bicarbonato e duas colheres de água fria no local e deixe agir de um dia para o outro.

Como limpar colchão encardido – ótima dica

Também tem como limpar colchão encardido com bicarbonato e vanish. Basta misturar os dois produtos e borrifar sobre a superfície do colchão e esfregar com uma esponja.

Depois, deixe secar completamente antes de usar.

Dicas extras para cuidar do colchão

Além de todas as dicas de limpeza que compartilhamos com você neste artigo, outros cuidados prolongam a vida útil do produto e melhoram a qualidade do seu sono.

  • Evite encharcar o colchão no momento da lavagem, para não provocar mofo;
  • Limpe líquidos assim que eles entrarem em contato com o colchão;
  • Uma vez por dia, deixa a janela do quarto aberta por meia hora, para ventilar o cômodo e arejar o colchão;
  • Sempre leia as orientações do fabricante;
  • De tempos em tempos faça a rotação do colchão na cama e também vire o lado, para evitar pressão contínua sempre na mesma área;
  • Se não sabe como limpar colchão ácaros, como limpar colchão magnético ou como remover sujeiras difíceis, contrate uma empresa profissional. Especialistas sabem como limpar colchão e sofá, sem o risco de danificarem os artigos, além de ser uma solução bastante prática.

Fonte: Blog da Lopes