Blog

Com Juros Baixos Mercado Imobiliário Pode Ser Favorecido

O cenário econômico nos últimos meses vem melhorando consideravelmente e o mercado imobiliário pode ser favorecido

Indicadores econômicos como a taxa Selic e a inflação reduziram muito ao longo desse ano. Com isso, a expectativa de crescimento do PIB para 2020, de acordo com o Banco Central, está estimada em 2%. mercado imobiliário

Isso representa mais que o dobro da expectativa de crescimento para esse ano, 0,9%.

Em meio a todo esse cenário otimista, o investidor tem se perguntado onde deve investir seu dinheiro. Isso porque com a Selic a 5%, aplicar na renda fixa já não é mais tão interessante assim.

Uma das opções de investimentos que tende a crescer é apostar no mercado imobiliário, é o que diz Alessandro Farkuh, responsável pela área de banco de investimento do Bradesco BBI.

“Tradicionalmente, esse segmento antecipa o cenário de crescimento econômico. Há expectativa de recuperação do PIB, a expansão deve ser menos intensa, mas sustentável no longo prazo”

Guerra dos juros deve reaquecer mercado imobiliário

Os recentes cortes nos juros do crédito imobiliário desencadeados pelas quedas na taxa básica de juros, a Selic, apontam um cenário interessante para desengavetar o sonho da casa própria, na avaliação de especialistas. A taxa mais baixa no segmento – aparentemente o único que acompanhou as movimentações na Selic –, no entanto, não necessariamente vai significar o melhor negócio: o consumidor deve estar atento ao Custo Efetivo Total na hora de eleger o banco para fechar negócio.

Rafael Sasso, cofundador da plataforma de comparação de taxas do crédito imobiliário Melhor Taxa, reforça que, em muitas situações, o pacote de serviços oferecido ao comprador muda totalmente o Custo Efetivo Total da operação. “Se fosse somente a taxa de juros, seria mais fácil. Mas não é. Por isso, é importante entender a composição do empréstimo para além da taxa”, diz. “O brasileiro não tem uma cultura de comparação”.

O Custo Efetivo Total (CET) do financiamento imobiliário é um percentual que inclui não só a taxa de juros, mas seguros e outros encargos referentes a essa operação.

Fonte: Publicidade Imobiliária