Blog

Carpetes Modulares: Economia e Praticidade

Muita gente esquece deles – ou ainda nem os conhece. Carpetes modulares (ou em placas) já estão no mercado brasileiro há vários anos mas ainda não são a primeira escolha de muitos consumidores na hora de revestir o piso. Conheça a seguir suas vantagens e não perca mais essa opção de vista.

O Que São Carpetes Modulares

Carpetes modulares possuem a textura de um carpete tradicional – bem uniforme e resistente – e a mobilidade de um tapete.

Eles são vendidos em placas que se encaixam entre si na área escolhida, semelhante a um piso laminado. Pode ser um cômodo inteiro ou apenas parte dele.

Vem em inúmeras cores e padrões, que podem ser combinados entre si e permitem uma infinidade de paginações. É possível encontrar em dimensões retangulares, pentagonais, hexagonais e outras ainda mais criativas.

Compra e Instalação dos Carpetes Modulares

carpetes modularesUma primeira grande vantagem dessa modalidade de carpete é que eles costumam ser bem mais baratos que os tradicionais.

São comprados peça por peça e podem ser levados pelo próprio consumidor, pois vão desmontados. Ou seja: você pode mudar um ambiente no mesmo dia da compra, sem esperar datas de entrega.

Também são práticos na hora de instalar e não exigem a retirada do piso original para serem colocados. Podem ir direto no betão, madeira, cerâmica, pedra ou mesmo sobre um laminado.

Depois de encaixados com facilidade alguns fabricantes dispensam qualquer tipo de aderência. Outros recomendam o emprego de fita dupla face, que permite a retirada da placa com facilidade.

Caso você queira uma instalação definitiva deverá utilizar cola acrílica.

Mão de obra especializada pode ser desejável caso você não tenha habilidade, mas podem ser colocados pelo próprio comprador. De todo modo, é muito importante que os módulos sejam bem encaixados para que as divisões entre eles fiquem menos visíveis.

E também para que, com o passar do tempo, suas pontas não comecem a levantar, como resultado de desgaste ou má colagem.

Certifique-se com o fabricante que o produto não permitirá a passagem de líquidos ou poeira por entre as divisões das placas.

Mais Vantagens dos Carpetes em Placas

carpetes modularesSe por acaso uma peça manchar, poderá ser retirada e lavada sem precisar retirar o resto dos módulos. Caso não resolva, o módulo poderá ser substituído por outro idêntico. Muito prático e em conta.

É ótimo para apartamentos alugados: na hora de se mudar dali, basta retirar as placas e montá-las no seu novo endereço.

Também é uma excelente saída para esconder defeitos no piso original. Lembre-se: você não precisa cobrir toda a área do cômodo. Pode simular um tapete com as placas.

Vale lembrar que carpetes em placas podem ser usados para revestir paredes. Além disso proporcionam conforto acústico e térmico, ajudando no isolamento de ruídos e no equilíbrio de temperatura entre ambientes interno e externo.

Diversos fabricantes oferecem carpetes com tratamento antibactericida, antimanchas e que retém a poeira, mantendo o restante do ambiente mais limpo.

Muita tecnologia foi empregada para que não desbotem – nem com a luz do sol, nem com a maioria dos produtos de limpeza.

Coleções Sustentáveis

carpetes modularesAlguns fabricantes contam com coleções que reutilizam de plástico tipo PET, criando carpetes em placas 100% sustentáveis.

Eles servem para baixo tráfego, sendo ótimo para ambientes residenciais. Testes de densidade e resistência a compressão 50% de acordo com os métodos NBR 8537 e NBR 8910.

Quer dizer que eles passaram em ensaios de absorção de líquidos, abrasão e estabilidade dimensional.

São oferecidos em várias cores.

Fonte: Faça Fácil Reforma e Construção