Blog

As Principais Vantagens De Adquirir Um Imóvel Pelo Sistema Financeiro Imobiliário

Financiar uma casa é a maneira preferida dos brasileiros na hora de adquirir um bem desta natureza. Mesmo porque nem todos nós temos o montante para o pagamento à vista. adquirir um imóvel

Estender o prazo para quitar o imóvel, permitindo que se mantenham outros compromissos financeiros em dia, faz parte da realidade de muita gente. No entanto, antes de decidir pelo tipo de financiamento, é importante conhecer as suas vantagens.

O Que É O SFI? – Adquirir Um Imóvel

Diferente do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), que engloba uma série de regras, como restrição no valor do imóvel e das parcelas, O SFI, criado em 1997, pela Lei 9.514, é mais flexível.

Além de apresentar todos os tipos de financiamentos do SFH, abre possibilidades para imóveis de valores maiores. O SFI vem ao encontro de quem tem necessidades exclusivas, por exemplo, pessoas que pretendem comprar um imóvel mais caro e podem pagar parcelas mais altas.

Quais São As Principais Vantagens Do SFI?

Comparando novamente com o SFH, que no primeiro momento parece mais vantajoso em função dos juros mais baixos (geralmente), o SFI tem suas vantagens. A começar pelo fato de que no SFH a burocracia é maior, pois os bancos exigem várias informações para cadastrar o comprador. Além disso, dificilmente financiam mais do que 70 % do valor total do imóvel.

Para que você conheça as principais vantagens do SFI e identifique se é o tipo de financiamento que precisa, veja a lista:

  • É possível financiar até 90% do valor do imóvel;
  • Não existe um valor máximo do imóvel;
  • Pode pagar parcelas mais altas e quitar o financiamento em menos tempo;
  • O prazo de quitação do imóvel é de 35 anos;
  • Pode ser feito por pessoa física ou jurídica;
  • Não há limites para os juros, os quais ficam em média de 12% a 16% ao ano;
  • É permitido utilizar o SFI para a compra do segundo imóvel;
  • Optar pelo SFI para a compra de um imóvel comercial.

E aí, os itens acima se enquadram no que você precisa? As possibilidades são maiores, porém, como em todo financiamento, é preciso avaliar de acordo com a sua realidade, necessidades e sonhos.

Lembrete: no SFI não é possível utilizar o FGTS para o abater o financiamento.

Mas O Dinheiro Vem De Onde?

Os valores para o financiamento de imóveis, no caso do SFI, são oriundos dos investidores imobiliários: bancos, fundos de renda fixa, seguradoras e financeiras.

Inclusive, esses investidores também estão no mercado de capitais.

Abertura Do Mercado Imobiliário Para Capitais

Com o SFI, construtoras, incorporadoras e instituições financeiras, ingressaram no mercado de capitais. Isso resultou também em:

  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários): nesse tipo de investimento imobiliário, a securitizadora emite papel com o objetivo de captar novos investidores para os financiamentos;
  • Securitizadoras: empresas que compram créditos imobiliários, disponibilizando o dinheiro para a compra e construção de imóveis.

Como você acabou de ler, existem vantagens em adquirir um imóvel pelo Sistema Financeiro Imobiliário, desde que as suas necessidades atendam aos requisitos que mostramos. Ao buscar casas à venda com valores mais elevados, o SFI pode ser um bom aliado.

Fonte: Publicidade Imobiliária