Blog

6 Dicas de Decoração para sua Casa

A Decoração da casa vai muito além da estética, sofáscabeceiras para cama e todos os móveis que você escolhe afetam diretamente a sua rotina e o conforto que você sente ao adentrar os cômodos. Por esse motivo, quando estiver pensando em decorar um novo ambiente ou renovar a decoração de um espaço, considere fatores como bem-estar e funcionalidade.

E sabendo que não é tão simples ter um olhar mais consciente no momento de decorar a casa, selecionamos 6 Dicas de Decoração para você arrasar.

6 Dicas de Decoração para sua Casa

1.   A otimização não pode faltar nos cômodos

A otimização dos cômodos consiste na atividade de decorar de modo mais preciso. O que quer dizer que você precisa fazer uma curadoria de móveis e acessórios decorativos que façam com que o ambiente fique mais espaçoso e aconchegante. Afinal, ninguém gosta de morar em um ambiente que não seja confortável, não é mesmo?

Além disso, um espaço otimizado é um ambiente que é ocupado de uma forma mais proveitosa. Por exemplo, uma sala de estar que faz uso de prateleiras para organizar pequenos objetos e adornos é um local otimizado.

2.   Escolha uma paleta de cores neutra

Você sabe como escolher a paleta de cores perfeita para sua casa? Antes de colocar todas as suas cores favoritas nas paredes da cozinha, tenha em mente que é importante que os ambientes sejam acolhedores.

As tonalidades claras e neutras são perfeitas para criar cômodos mais leves e sempre deixam tudo mais harmônico. Ao pintar uma parede de cinza ou bege, por exemplo, é muito mais fácil acrescentar acessórios decorativos ou até mesmo móveis de tonalidades mais enérgicas.

Então, as cores claras dão a você uma maior flexibilidade para decorar, criam ambientes mais amplos e ainda potencializam a iluminação.

E você não precisa ter medo, apostar em uma paleta de cores que esbanja neutralidade, não quer dizer que você vai criar uma decoração monótona. Inclusive, ter esse tipo de cor como base, faz com que seja mais fácil incluir o colorido de um modo mais preciso.

6 Dicas de Decoração para sua Casa

3.   Tenha móveis multifuncionais

A funcionalidade é extremamente importante para criar cômodos aconchegantes e práticos. E os móveis multifuncionais são ótimos elementos para te ajudar a estruturar um espaço que você goste de estar.

Na sala, por exemplo, uma boa ideia de decoração é fazer uso de sofás de canto. Esse tipo de modelo acaba ocupando um pouco mais de espaço, mas também pode acomodar mais pessoas e evita que você tenha que fazer uso de um segundo móvel.

Outro mobiliário funcional para esse cômodo é o painel de tv, já que diferentemente das estantes e racks ele ocupa pouquíssimo espaço e em um local pequeno não atrapalha a circulação.

Já nos quartos é recomendado que você faça uso de móveis que possam servir tanto como um armazenador, quanto como uma superfície para expor objetos de decoração. As mesas de cabeceira com gaveta, por exemplo, são perfeitas para ocupar a lateral da cama.

E uma outra solução para fazer uma boa escolha de móveis funcionais para casa é optar pelos modelos planejados.

6 Dicas de Decoração para sua Casa

4.   Priorize a iluminação na sua Decoração

Não há nada mais gostoso do que uma um ambiente iluminado, não é? Então, se a sua sala de estar ou o seu quarto contam com janelas grandes, aposte em uma decoração com luz natural. Deixe a luz entrar no ambiente e a utilize a seu favor.

Entretanto, se você mora em local com janelas menores, existem inúmeras formas de acrescentar mais iluminação aos cômodos. Lumináriasarandelaslustres spots de led deixam o espaço mais iluminado e ainda possibilitam que ele fique mais bonito.

5.   Faça uma curadoria de acessórios decorativos

Os acessórios decorativos são elementos ideais para acrescentar mais da personalidade dos moradores na decoração. Então, acrescente ao cômodo os objetos que mais dialogam com quem você é. Dessa forma, você irá se sentir muito mais representado e acolhido no ambiente.

Porém, lembre-se de não carregar os espaços com um número excessivo de adornos. Isso pode trazer uma sensação pesada e desconfortável.

6.   Não se esqueça da textura

A textura é essencial para criar conforto tátil. Sabe quando você senta em um sofá com uma manta macia e não quer mais sair? Ou quando você deita na cama e é abraçado por lençóis confortáveis? Todas essas sensações são causadas por conta da textura desses elementos.

Mantas, capas de almofadas, cobertores e até mesmo os tapetes são perfeitos para trazer mais maciez aos espaços e também são ótimos acessórios decorativos para potencializar a estética do ambiente.

Fonte: Blog da Lopes